Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lagoa das Lágrimas: a lenda

Ponto turístico localizado na região central da cidade, a Lagoa das Lágrimas é um dos lugares mais visitados em Guarapuava. Uma de suas atrações é o famoso “pedalinho”, que custa três reais por pessoa (convide um amigo para apostar corrida, ir sozinho não tem graça).

O que muita gente desconhece é o motivo pelo qual este nome existe. Então aproveite para conhecer a legítima história que explica o surgimento de tal denominação:

“Onde hoje se situa a lagoa, antes havia uma canhada*. Os índios Dorin, habitantes destas paragens, preparavam-se para um combate contra seus históricos desafetos, os Votorão. O cacique Dorin, jovem e valente guerreiro, esconde nessa canhada crianças, mulheres e anciãos. Ao despedir-se, diz o cacique à noiva: vou honrar a coragem de nossa gente; espera-me aqui, voltarei para casarmos e termos muitos filhos. Partiram os guerreiros, e na violência do combate os inimigos foram vencidos, mas o cacique pereceu como um valente. Retorna a tribo ao sertão da Serra da Esperança. A noiva entretanto, fica a esperar o cacique que prometera voltar. Prostrada ali sobre uma laje, chorando desconsolada, fiel esperaria tempo afora, para sempre. Passados muitos invernos, voltaram os Dorin, e encontraram a brotar das fendas da laje onde ficara a noiva indígena, duas vertentes de águas cristalinas. Assim nasceu a Lagoa das Lágrimas, um espelho d’água que refletirá para sempre esta singela história, como um símbolo de fidelidade da mulher destas plagas, e exemplo extremo de amor que nunca será esquecido.”

As palavras acima pertencem a Nivaldo Krüger, criador da lenda. A lagoa foi construída em um de seus mandatos como prefeito de Guarapuava, entre os anos de 1964 e 1968. “Não queria que ela recebesse o nome de ‘Joaquim das Tantas’, então inventei a lenda para justificar”. E acrescenta: “quem colocar a mão esquerda sobre a lagoa em noite de lua cheia e fizer um pedido, terá seu desejo realizado; desde que não seja passar de ano sem estudar ou algo assim”.

Voltando ainda mais ao passado, Krüger conta que, quando jovem, passeava com uma “namoradinha” de mãos dadas (naquela época, isso era o máximo); e prometeu à donzela que no futuro faria uma lagoa para que a água refletisse sua beleza. “E eu cumpri a promessa”.

*Canhada: sf (cast cañada) 1 Planície estreita entre montanhas. 2 Terreno baixo entre duas colinas.
Gabriela Titon

12 comentários:

  1. Uma bela fábula para falar da beleza de um lugar lindo como poucos no Brasil.

    As vezes é preciso ficar um tempo longe de Guarapuava para admirar e sentir falta de seus belos parques e praças, sua gente amiga e da brisa do fim do dia que acaricia seus habitantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa te corrigir mas fabula é quando na historia o animal fala

      Excluir
    2. Desculpa te corrigir mas fabula é quando na historia o animal fala

      Excluir
    3. Vocês tem razão, é uma lenda. Obrigado. :)

      Excluir
  2. Passamos por Guarapuava fazendo um trabalho de campo para a Universidade Federal de Uberlandia campus Pontal da cidade de Ituiutaba MG e ficamos encantados com a cidade, adoramos o pedalinho,lugar lindo

    ResponderExcluir
  3. Não sou Guarapuavano, mas pela criação da lenda, tenho grande admiração pela criatividade do Sr. Nivaldo Krüger, justificando com louvor a criação de um local maravilhoso para se estar em companhia da família e amigos.

    ResponderExcluir