Muitos lugares do planeta são identificados automaticamente por alguma característica única. Por exemplo: o Texas é associado aos Canyon, o Peru às ruínas Incas de Macchu Pitcchu, a África do Sul às suas savanas, a Suíça aos Alpes e o Rio de Janeiro ao Pão de Açúcar. Pois bem, o Paraná também tem sua identidade natural: as araucárias. E o maior parque dedicado a elas, ao seu estudo e preservação fica aqui em Guarapuava.

A professora de geografia Silvana Gargeti Wagner, que estava acompanhando a turma quando encontramos com eles, contou-nos que é sempre muito produtiva a viagem até aqui, por isso eles procuram vir todos os anos. “Gosto bastante da cidade, é muito bonita. Sem contar que este é o único Parque de preservação de araucárias, então mesmo sendo longe, vale a pena vir para cá. Os alunos aprendem e ao mesmo tempo se divertem”, conta a professora. A turma chega aqui pela manhã e fica até o fim da tarde.

Então, para você que gosta de mato, não liga para picadas de insetos e nem tem medo de borboletas (como eu), vale a pena conhecer essa reserva guarapuavana, seja com seu colegas da escola ou com a família. O que não falta por lá é espaço para as crianças brincarem, sem contar que é um local de aprendizado também. É só passar um repelente e aproveitar o passeio!
Nesse vídeo dá pra fazer um passeio virtual pelo parque (desconsiderem a música de fundo, aliás). Obs.: Eu tentei fazer upload do vídeo direto aqui no blog, mas o servidor não estava de bom humor e não foi legal comigo.
Luciana Grande