Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Parque das Araucárias

Muitos lugares do planeta são identificados automaticamente por alguma característica única. Por exemplo: o Texas é associado aos Canyon, o Peru às ruínas Incas de Macchu Pitcchu, a África do Sul às suas savanas, a Suíça aos Alpes e o Rio de Janeiro ao Pão de Açúcar. Pois bem, o Paraná também tem sua identidade natural: as araucárias. E o maior parque dedicado a elas, ao seu estudo e preservação fica aqui em Guarapuava.

Não é a toa que a escola José Teobaldo Witzig, de Pinhaozinho (SC) viaja todos os anos cerca de 5 horas para trazer seus alunos da 6ª série até o Parque das Araucárias. Aqui eles estudam os biomas para a disciplina de Geografia e vêm sempre acompanhados pela professora e um guia turístico. É claro que depois do estudo, sobra um tempinho para a diversão. Às vezes eles vão até a Lagoa das Lágrimas andar de pedalinho, ao Lago, ao Museu do Conde e até mesmo à Capela no Degolado.

 A professora de geografia Silvana Gargeti Wagner, que estava acompanhando a turma quando encontramos com eles, contou-nos que é sempre muito produtiva a viagem até aqui, por isso eles procuram vir todos os anos. “Gosto bastante da cidade, é muito bonita. Sem contar que este é o único Parque de preservação de araucárias, então mesmo sendo longe, vale a pena vir para cá. Os alunos aprendem e ao mesmo tempo se divertem”, conta a professora. A turma chega aqui pela manhã e fica até o fim da tarde.

Essa reserva ecológica conta com aproximadamente 3800 araucárias preservadas, árvores nativas e uma fauna rica e variada. Ocupa uma área de 100 hectares e se localiza às margens da BR 277, perto da entrada da cidade. O Parque das Araucárias, além de ser uma área de educação ambiental e lazer, também abriga o Museu Entomológico Hipólito Schneider, que contém um grande acervo com fósseis e animais empalhados.

Então, para você que gosta de mato, não liga para picadas de insetos e nem tem medo de borboletas (como eu), vale a pena conhecer essa reserva guarapuavana, seja com seu colegas da escola ou com a família. O que não falta por lá é espaço para as crianças brincarem, sem contar que é um local de aprendizado também. É só passar um repelente e aproveitar o passeio!

Nesse vídeo dá pra fazer um passeio virtual pelo parque (desconsiderem a música de fundo, aliás). Obs.: Eu tentei fazer upload do vídeo direto aqui no blog, mas o servidor não estava de bom humor e não foi legal comigo.

Luciana Grande

2 comentários:

  1. Seria interessante postar informações sobre o horário de funcionamento e como chegar....

    ResponderExcluir
  2. Funciona dás 08h às 11h30 e dás 13h às 17h. Agendamento de visitas e informações no fone 42 3624 2214.

    ResponderExcluir