Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Festa da Cevada 2010 - Entre Rios

Essa semana é de festa e comemoração no distrito de Entre Rios. Desde quarta-feira festividades já estão acontecendo na Colônia Vitória com a Festa da Cevada. A comunidade de imigrantes suábios e seus descendentes promove esse evento que vai do dia seis até o dia dez de outubro, como uma forma de agradecimento e também para cultuar suas tradições e raízes. A minha dica para esse final de semana é reunir a família, pegar a estrada para colônia e curtir uma festa aos moldes alemães com música animada e bastante chopp.  

Para quem nunca ouviu falar nesse pequeno e charmoso distrito, Entre Rios é pertinho aqui de Guarapuava( mais ou menos uns 30 km). Lá se encontram cinco colônias que foram fundadas há 55 anos por imigrantes suábios, os quais vieram da antiga Iugoslávia, mas que sempre preservaram a cultura germânica dos seus ancestrais que moravam as margens do Rio Danúnio, na Alemanha. Esse povo suábio fugiu de um momento de crise, pobreza e tensão que reinava na Europa depois da 2º Guerra Mundial. Eles reconstruíram sua pátria na nossa cidade; um povo que com o trabalho obtido a partir da agricultura construiu uma das maiores cooperativas do Brasil e a maior maltaria da América Latina (pouca gente sabe, mas o malte da maioria das cerveja que nós bebemos sai aqui de Guarapuava).

Bem, mas vamos voltar ao assunto principal: a Festa da Cevada. A programação é a seguinte: nos dois primeiros dias (quarta e quinta-feira) só são realizadas pequenas  apresentações culturais, com grupos de dança e de música no Cento Cultural Mathias Leh (na verdade e voltado mais para a comunidade de lá mesmo). Mas o ponto alto da programação e o que realmente vale a pena você e sua família participarem, é a tradicional peixada que acontece na sexta e nos sábados, no Recinto das Festas no Setor Industrial da Cooperativa Agrária. 
A apresentação da festa começa com o grupo de dança de Entre Rios, às sete e meia da noite. Um pouco mais tarde, lá pelas oito e meia, o famoso peixe é servido (o bom é que você pode comer a vontade). Depois da janta é que começa o baile suábio, com a banda Original Donauschwaben Musikanten e a Banda do Caneco (famosa por tocar na Oktoberfest de Blumenal).

 A partir dai só quem já foi pode definir o clima de animação e alegria que tem essa tal peixada. Quem for vai ver uma festa típica alemã, com pessoas vestidas a caráter, música alta e todo mundo reunido dançando, cantando e festando a mistura de duas culturas (a brasileira e a alemã). A própria decoração é marcada pelas bandeiras de cada país para demonstrar a união desses povos.

Não é a toa que as pessoas passam horas e horas na fila para comprar os ingressos. Já virou até tradição, quando abrem as vendas para os ingressos muitas pessoas passam até de madrugada para garantir um lugar bom nessa festa. Mas para quem está atrasado ainda dá tempo. A central de vendas está sediada no  Museu Histórico de Entre Rios, na Praça Nova Pátria, na Colônia Vitória, em Entre Rios, e cada ingresso custa R$ 60,00 reais por pessoa para cada noite (lembrem que tem peixe de graça a noite inteira!). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3625 8384. Outro detalhe é o traje que tem que ser ou típico ou esporte fino. 

Ah, e ainda no domingo, 10, a partir das 11h30, para quem quiser emendar o passeio na colônia, tem o Almoço Típico Gulasch, que também é realizado no Recinto de Festas, numa promoção da Comunidade Luterana da Colônia Cachoeira e custa R$15,00. Aí dá até pra aproveitar e conhecer melhor a colônia e ficar o final de semana inteiro por lá.

Helena Krüger

Nenhum comentário:

Postar um comentário